01 dez 2022

Coffee Table Book: livro para ser visto

<b>Chico Barbosa</b> | Editor

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Os livros de mesa são um fenômeno editorial social, expostos em lugares privilegiados.

Os livros de mesa ou coffee table books são um fenômeno social. Estão em lares, espaços públicos, recepções, livrarias, editoriais de decoração, arquitetura e estilo, ocupando mesas de centro e de laterais, prateleiras, estantes, pelos cantos dos cômodos, em pilhas ou isolados, servindo de apoio a algum objeto ou livres para serem folheados.

Estejam onde ou como estiverem, sejam lá quais forem os temas por eles abordados, uma constatação é certa: foram colocados ali de propósito, paradoxalmente em busca do interlocutor casual, à vista dos olhos e ao alcance das mãos de quem está de passagem ou permaneça no recinto de modo descompromissado, procurando o que fazer para matar o tempo. Podem até não ser tocados, mas são efetivamente percebidos. E admirados. 

A profileração desses livros está associada à “sociedade do espetáculo”, como ela foi entendida, definida e defendida pelo filósofo francês Guy Debord. Em outras palavras, o coffee table book é um produto da sociedade da imagem, da acumulação de capital e, portanto, ligada ao tempo presente. A forma como essas obras se estabeleceram no mercado só podia se dar sob as condições sócio-econômicas-culturais vigentes. É um sintoma editorial do seu tempo.

Este texto é baseado na tese de doutorado “O papel do livro de mesa na sociedade do espetáculo”, defendida por este Chico Barbosa no programa de Comunicação e Semiótica da PUC-SP. Nestes estudos, analisei os livro da editora alemã TASCHEN, daí a utilização de seus livros para ilustrar este artigo.

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