Skip to content

Car & Fun: Pop Art móvel

Por Chico Barbosa

O BMW M1 pintado pelo papa da Pop Art Andy Warhol fez história fora das pistas também. O modelo-obra de arte foi criado em menos de meia hora, antes de se tornar o segundo lugar em sua classe na corrida de 24 horas de Le Mans, em 1979.

BMW M1: sucesso para além das pistas

O BMW Art Car Project foi concebido pelo piloto de corrida francês e leiloeiro Hervé Poulain, que queria convidar um artista para criar uma tela em um automóvel. Começou em 1975, com Alexander Calder pintando o BMW 3.0 CSL que o próprio Poulain iria utilizar em Le Mans.

Foi o primeiro de uma constelação de estrelas das artes plásticas que inclui David Hockney, Jenny Holzer, Roy Lichtenstein, Robert Rauschenberg, Frank Stella, Jeff Koons. Mas ninguém soube roubar a cena tão bem quanto o maior ícone da Pop Art, que transformou o M1 em uma obra de arte ambulante.

Andy Warhol: pintando o set sobre a carroceria do BMW M1

O projeto Car & Fun trafega em via de mão dupla: 1) mostra trabalhos de artistas e fotógrafos que usam ou a imagem do carro como inspiração ou o próprio carro como suporte para as suas criações; 2) faz uma cobertura do “lado B” (B, de bom, de bacana, de belo, de bivertido, ops, divertido é com d…) do mundo dos carros, em fotos que envolvem pessoas, aventuras, curiosidades, cultura automotiva e cenas bem-humoradas. A ideia é que o projeto Car & Fun estacione em um livro, patrocinado, a ser editado pela CBNEWS.

Acompanhe este trabalho pelo Instagram, seguindo @chico.barbosa

Blog